Profissionais

Ana Carolina Pires

Bailarina, professora e coreografa de Flamenco, iniciou seus estudos em 1999 e desde então dedica sua vida à dança. Atualmente, é proprietária e diretora da escola Luna Flamenca, em Belo Horizonte, onde atua em aulas regulares e cursos, além da produção de tablaos e espetáculos.

Ana Marzagão

Bailarina, Psicóloga e Educadora. Formada no Método De Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo, iniciou o Flamenco com Ana Esmeralda e aprofundou os estudos com Vera Alejandra e Miguel Alonso. Viveu em Sevilla por um ano, quando teve como professores, entre outros, Juana Amaya, Juan Paredes, Alícia Marquez e Ramon Martinez. Promove, há quase 10 anos, Tertúlias Flamencas com o objetivo de fomentar a convivência e o acesso à cultura flamenca.

Andi El Canijo

Anderson Alves “El Canijo” atua como intérprete e docente de baile flamenco. Formado em Educação e História, o arte-educador produz pesquisas acadêmicas na área de historiografia, antropologia e teorias de aprendizagem direcionadas à elaboração de projetos pedagógicos e metodologias de ensino em contribuição ao desenvolvimento do processo educacional desta arte no Brasil.

Carol Ferrari

Proprietária da escola Flamenco Carol Ferrari, onde, além de aulas regulares, promove cursos e eventos que possam aproximar os alunos ao universo da arte flamenca. É integrante da Cia Sureña de Arte Flamenca, atuando como bailaora e produtora. Atualiza-se anualmente na Espanha, no Centro de Arte Flamenco Amor de Dios.

Carol Zanforlin

Carolina conheceu o flamenco aos 11 anos e nunca deixou de dançar e aperfeiçoar sua técnica. Formada em comunicação das Artes do Corpo, ela atua como bailaora e professora de dança desde os 17 anos, e usa todas as oportunidades disponíveis para voltar à Espanha e se aprofundar um pouco mais na sua paixão pela força e beleza dos movimentos dessa arte. Atualmente é diretora e professora do Estúdio Caló em São Paulo.

Denise Santoro

Profissional de Dança Flamenca a 25 anos, especializou-se no Brasil, Argentina e Espanha com grandes nomes como: Rafaela Carrasco, Sara Baras, Eva La Yerbabuena, Antonio Canales, Antonio El Pipa, Adrian Galia, Blanca Del Rey, Maria Del Mar Moreno, La Lupi entre outros. Foi coordenadora, artista docente e produtora do Núcleo Flamenco Pulsarte em São Paulo e Curadora de Flamenco do Teatro MUBE Nova Cultural realizando espetáculos em diversos teatros. Atualmente dirige sua Escola de Flamenco em parceria com o Centro Espanhol de Santos desenvolvendo trabalhos e eventos artísticos com alunos e grupos.

Elisa Pires

Professora, bailarora e coreógrafa, Elisa Pires iniciou seus estudos em 2001.
Após integrar grandes companhias e escolas de Flamenco na capital mineira, em 2011 Elisa funda o Pátio Espanhol, onde produziu espetaculos e workshops com grandes maestros nacionais e internacionais.
Em 2016, encerra suas atividades em Belo Horizonte e funda o Patio Flamenco em Montes Claros MG. Levando a arte e a cultura flamenco para o publico norte mineiro.

Flávio Rodrigues

Flavio Rodrigues – músico flamenco hispano-brasileiro multipremiado, com 25 anos de carreira profissional internacional. Atuou em mais de 40 países nos 5 continentes, sendo programado em festivais de grande prestígio, junto à grandes estrelas do Flamenco como Pastora Galvan, Rafael Amargo, Rocío Molina, Javier Latorre, Chicuelo, Antonio Canales, Rafaela Carrasco, Guadiana, Jorge Pardo, Ruben Dantas, Carlés Benavent, Pepe Habichuela, Miguel Poveda, La Tana, Concha Jareño, José Maya, Alfonso Losa, Belén Maya, Manuel Liñan… e da música mundial como Paco de Lucía, George Benson, Deep Purpple, Leny Kravitz, Eric Clapton, Dúo Assad, David Russell, Trilok Gurtu, Yamandu Costa, etc. 

No Brasil e no exterior ministra cursos presenciais e online de flamenco através da plataforma

www.totalflamenco.com

Jonas Ruedas

Jonas Ruedas nasceu em São Paulo em 1997. Seu primeiro encontro com o Flamenco foi aos 13 anos na escola Rueda Flamenca.
Lá, ele aprendeu seus primeiros passos de flamenco e recebeu grande influência familiar.

La Cubanita

Iniciou suas aulas de Flamenco ha 18 anos na escola da maestra e bailaora Renata Nahssen ( Jerez de la Frontera). Ja nos primeiros anos foi convidada a integrar a saudosa Cia Bailarte de Danca Flamenca / Santos – SP.
De la para cá, estudou e estuda com grandes maestros nacionais e internacionais de Flamenco, além de estudar Dança Contemporânea e Moderna Jazz no Raca Centro de Artes / Roseli Rodrigues.
Também convidada da maestra e bailaora Mariana Abreu a integrar o Grupo Profissional Soniquete / Campinas-SP.
E possui sua propria escola intitulada Nucleo Faces de Arte Flamenca na regiao bragantina desde 2013, hoje instalada em Atibaia e que recebe profissionais de todo Brasil.

Leandro Tavares

Ator profissional desde o ano 2000, registro profissional número 0046412/SP, trabalhou com grandes nomes do teatro paulistano , tais como Walter Portella , Rogerio Brito, Juliano Barone, atuando em várias montagens neste período como Bodas de Sangue, Joana D’ark , Noite de Reis, Nossa vida em Familia etc. Atualmente dirige o Centro de Estudos Flamenco na Cidade de Atibaia, ator na Cia Musical também na cidade de Atibaia e ator no Núcleo Educatho em São Paulo .

Luana Dias

Arte Educadora, Especialista em Literatura e Cultura Espanhola, Dança Educacional e Mestranda em Turismo Patrimonial Español pela Universidad Europea del Atlántico.

Manu Ángel

Manu Ángel é psicóloga de formação, bailaora, coreógrafa e professora de Flamenco em Belo Horizonte. Participa frequentemente de cursos de reciclagem e aperfeiçoamento com profissionais do Brasil e Espanha. Depois de passar pelos principais Tablaos e escolas de Flamenco da capital, em 2007,funda o Tirititrán, escola que se destaca na cena mineira com proposta inovadora de ensino e celebra importantes parcerias conquistadas ao longo destes 11 anos de atividades voltadas para o Flamenco em Belo Horizonte/MG.

Maria Clara Soledade

Bailarina em sua formação, Maria Clara Soledade, estuda flamenco a mais de 10 anos, e durante esse tempo cursou aulas de especialização, com diversos mestres brasileiros durante os últimos anos como Talita Sanchez, Liane de Luna, Jonas Ruedas, Pedro Fernandez, e outros.
Participou das últimas edições do Festival Internacional de Flamenco, onde fez aula com professores internacionais, Inmaculada Ortega e “El Carpeta”.
Em 2017 foi à Espanha aprofundar seus conhecimentos e lá fez aulas com Choni Pérez, Domingo Ortega, Inmaculada Ortega e Adrian Sanchez.
Ministra aulas desde os 16 anos, lecionando Flamenco pela Baixada Fluminense e Zona Norte do Rio de Janeiro.

Miguel Alonso

Nascido em Cuba e radicado no Brasil, dedicou toda a sua vida à dança. Hoje é sócio proprietário do Galpão da Dança (SP) e colabora com cursos e espetáculos por todo o Brasil. Convidado do XV Festival Internacional Flamenco Brasil SJC, Miguel será um dos maestros dos Workshops Nacionais e bailaor solista convidado do espetáculo internacional com a participação de “EL FARRU” no Teatro Municipal de São José dos Campos.

Milene Muñoz

Milene Muñoz estudou doze anos de Ballet Clássico no Ballet Ilara Lopez( método Royal Academy of Dancing), e o Flamenco entrou na sua vida em 1992.
Estudou no Centro flamenco Pepe de Córdoba com os professores Yara Castro, Laurita Castro, Pepe de Córdoba e Fernando de la Rua.

Partiu para España em 2001 , estudou na Escuela Amor de Dios (Madrid) e na Escuela de Flamenco Alicia Marquez (Sevilla ).
Trabalhou com o Flamenco e entretenimento em países como Japão, Turquia e Espanã totalizando oito anos no exterior.

De volta ao Brasil, foi professora dos principais Estúdios de Flamenco da cidade de São Paulo e hoje ministra aulas no Studio Gesto (Rio de Janeiro) além de workshops por todo país.

Miri Galeano “Perlita”

Paraguaia, bailaora, professora e diretora do grupo Perla Flamenca, reconhecida no âmbito nacional internacional. Bailou ao lado de grandes maestros dentre eles, Antônio Canales, Farruquito, Torombo entre outros.

Monita Ruedas

Monita Ruedas, formada em dança pela Faculdade Paulista de Artes, paralelamente seus cursos de aperfeiçoamento . Ministra aulas de Dança Flamenca e dirige o Estúdio “Família Rueda Flamenca”

Nicoli Ayres

Bata de cola nível básico. Montagem de sequência com as técnicas de marcajes, paseos, vueltas e cogidas.

Começou seus estudos na Dança Flamenca aos 10 anos, durante sua graduação de Educação Física, fez intercâmbio na Universidad de Sevillana pelo período de seis meses, onde aprimorou seus estudos de flamenco. Desde então estuda com diversos maestros Nacionais e Internacionais. Bailaora, professora, coreografa e figurinista busca compartilhar essa arte maravilhosa que é o flamenco.
Hoje é proprietária, diretora e produtora da Alumbre Escola Flamenca.

Patrícia Weingrill

Conheceu a Dança Flamenca em 1989 em São Paulo. Ao final desse ano já integra o grupo Laurita Castro de Dança Flamenca. Em 1992 assume o papel de precursora da Dança Flamenca em Brasília, levando o flamenco à sua cidade natal. Nesse ano cria o grupo Capricho Espanhol. Segue sua formação com maestros: La China, El Guito, La Tati, El Timo, Miguel Cañas, Nino de los Reyes, La Tacha, La Talegona, Beatriz Barcelos e outros. É convidada a atuar vários eventos em Brasília e cidades como: Goiânia, São Luis, Terezina, Belém, Santarém, Formosa, Araxá, Patos de Minas, Caldas Novas, São José dos Campos, São Paulo, entre outras.

Pedro Fernández

Nascido e criado no Tablado Andaluz, em Porto Alegre, não iniciei os estudos, o flamenco sempre esteve presente, e naturalmente se tornou minha vida. Por isso, desenvolvi técnica, compás e principalmente sentido musical, com a facilidade que as crianças tem para aprender: jogando. O estudo de cajón, guitarra e cante, abriu espaço na cabeça pra entender o flamenco não apenas como baile, mas como arte completa.
Acredito que essa é a formação que me faz capaz de transitar não só nos pilares do flamenco (cante, toque e baile) como também em outros estilos músicas, como a salsa, o jazz e, claro, o samba.
O workshop Música para Bailaores e Baile para músicos aborda o desenvolvimento da percepção musical do aluno com foco na estrutura dos palos, e como o baile conversa e se torna parte da música.

Rodrigo Guerrero

Começa seus estudos em Dança Flamenca aos 7 anos de idade e aos 18 anos segue para estuda na Espanha por 3 anos, em especial em Madri, na escola Amor de Dios com renomados professores da Arte Flamenca na área de dança e percussão (cajón) .
Volta ao Brasil e segue seus estudos com sua irmã Talita Sánchez. Atua em vários eventos organizados pela Família Guerrero, em especial atua junto à organização e ministra workshops no Festival Internacional Flamenco Brasil SJC, desde sua origem em 2002.

Rogéria Perez

Formada em ballet clássico, iniciou flamenco em 1993 no ABC Paulista e em 1995 passou a fazer aulas regulares no Centro flamenco Pepe de Córdoba, com Yara Castro, após seu fechamento migrou para Raies dança teatro. Participou de vários workshops internacionais como: Rafael a Carrasco, Manuel liñan, entre outros, focou trabalho de integração social por 10 anos com idosos e deficientes auditivos e visuais. Atualmente dirige ” flamenco Rogeria Perez.

Talita Sánchez

Integrante da Família Guerrero, família de Ronda (Málaga) com avós, pais e irmãos unidos por esta arte única que é o Flamenco. Conclui seus estudos no Centro Flamenco Amor de Dios, em Madri, onde estudou por 6 anos, com grandes nomes do flamenco. Trabalhou em vários Tablaos Peñas, Cias e escolas em todo território espanhol ,no Japão e no Brasil, ao lado de grandes artistas do cenário nacional e internacional .Em 2001 idealiza e cria de maneira inédita, junto a sua mãe Ana Guerrero , o Festival Internacional de Flamenco Brasil em São José dos Campos , que hoje é considerado o maior encontro de amantes desta arte no país.

Trini Fumero

Bailarina, professora e corógrafa, busca vivenciar através da música e da dança, a riqueza da diversidade cultural e todas as suas possibilidades, explorando grande questões humanas assim como seu último espetáculo “Con la presencia de Dios, suponemos”. É idealizadora e diretora do Grupo Rama Nueva , um movimento artístico que vem exibindo desde 2009, para plateias do Brasil, um dos trabalhos mais criativos do gênero instrumental-universal e dança flamenca contemporânea.